Crítica - A Queda

Filmes de sobrevivência normalmente tendem à não ser muito compatíveis com os meus gostos. Não sei se é por conta do clima de tensão, se é porque eu simplesmente não faria certos tipos de loucura (como pedalar em um cânion ou saltar de paraquedas), mas normalmente esses tipos de tramas estão entre minhas últimas opções. Porém, como tudo na vida tem uma exceção, A Queda (2022), ganhou um lugar no meu coração.


O longa tem um ritmo que te faz prender a respiração, além da utilização de ângulos que nos deixam enjoados, então quem tem um pouco de vertigem e medo de altura, como eu, prepare-se, viu? O filme começa com um penhasco, e daí pra frente, não ironicamente, é só ladeira abaixo, quando, depois de um evento, no mínimo traumático, as melhores amigas Becky (Grace Fulton) e Hunter (Virginia Gardner) decidem arriscar tudo e escalar uma torre de rádio desativada há mais de 600 metros do chão.


O longa tem diversos pontos positivos, dentre eles a exploração dos personagens de maneira profunda, o roteiro bem construído e os efeitos muito bem utilizados. Apesar de não ser o filme mais complexo do mundo, a protagonista, Becky, é muito bem interpretada em seu desespero e também em sua busca pela sobrevivência. Hunter, por outro lado, é a personagem secundária perfeita, não ofuscando a luta de Becky, tanto emocionalmente quanto fisicamente, também acrescentando ainda mais na profundidade da trama. Outro ponto positivo é a atuação de Jeffrey Dean Morgan, que interpreta do pai de Becky, James, quem dá uma nova dimensão ao desespero de um pai e seu amor.


Contudo, mesmo com tantos pontos fortes, a trama deixa à desejar um pouco em seu desfecho, dando um tipo de lição de moral demasiadamente fabulista, numa duologia de bem e mal.


O filme é uma ótima pedida para os amantes de suspense, mas também para o público em geral que deseja um entretenimento de qualidade, que vai te deixar mergulhado. Só segure firme e não espere descer dessas alturas tão cedo.


Nota: 4 acarajés.


FICHA TÉCNICA

Título Original: Fall

Ano: 2022

Duração: 107 minutos

Direção: Scott Mann

Roteiro: Jonathan Frank, Scott Mann

Elenco: Grace Caroline Currey, Virginia Gardner, Darrell Dennis, Jasper Cole, Jeffrey Dean Morgan, Mason Gooding

Gênero: Suspense

Países de Origem: Estados Unidos da América, Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte

Classificação: 12 anos