Crítica - Em Busca do Enfermeiro da Meia Noite

Documentário expõe detalhes da investigação e conta com depoimentos de pessoas envolvidas no caso.



A nossa querida vermelhinha Netflix tem mostrado cada vez mais interesse no gênero true crime para atrair mais audiência, que se for uma produção com respeito a todos os envolvidos e com as devidas autorizações não é nenhum crime.


O documentário conta a história real em que o filme O Enfermeiro da Meia Noite foi baseado para estrear na rede de streaming. A produção traz as pessoas que mais foram afetadas pelos crimes de Charles Cullen como parentes próximos das vítimas com seus depoimentos, e até mesmo a amiga íntima de Cullen, Amy Loughren que trabalhava com ele em um dos últimos hospitais em que ele exerceu a profissão de enfermeiro, trazendo dois pólos opostos para a narrativa.



Assim como na produção Dahmer: Um Canibal Americano o que preocupa é a romantização dessa pessoa durante o caminhar da produção. É necessário levar em conta que houveram pessoas que tiveram outros tipos de relacionamento com Charles Cullen, como é o caso da outra personagem principal da história, a Amy. Em todos os momentos do seu depoimento ela traz uma leveza ao comportamento de Charles se referindo a ele como seu amigo pessoal e um pesar de culpa por ter tomado as atitudes que tomou, como contribuir com a polícia para que ele fosse pego.



Um ponto que me agradou pessoalmente nesse documentário foi a utilização dos áudios originais do próprio Cullen em seus depoimentos para a polícia, traz uma veracidade muito maior para a produção, e para os fãs do gênero true crime é muito mais satisfatório obter esse tipo de conteúdo.


De uma maneira geral, o documentário traz sim o protagonismo para Charles Cullen e isso já era de se esperar, mas o mais importante é que não se apaga a crueldade dele e frieza ao cometer seus crimes contra pessoas em situação de vulnerabilidade. Panos não foram passados. Além disso, o tributo às vítimas foi sentido e valorizado, fazendo com que a obra tivesse o equilíbrio necessário.


Nota: 3 acarajés


Ficha Técnica: Em Busca do Enfermeiro da Noite (Original Netflix)

Título Original: Capturing the Killer Nurse

Duração: 95 minutos

Ano produção: 2021

Estreia: 11 de novembro de 2022

Distribuidora: Netflix

Dirigido por: Tim Travers Hawkins

Classificação: 12 anos

Gênero: Documentário, Crimes Reais

Países de Origem: Reino Unido