Crítica - Halloween Kills: O Terror Continua

Sequência renova a essência e apresenta uma nova visão sobre brutalidade.

Estamos mais uma vez no universo que aborda a história do notório Michael Myers, só que dessa vez somos direcionados para uma abordagem muito além do que se é esperado nos filmes desse gênero. Vemos muito mais do que as ações do Myers ou o ponto de vista de suas vítimas, estamos num presente que lida com as consequências deixadas numa cidade que precisou e precisa lidar com o reflexo do mal encarnado tão perto de si.

O filme reúne os sobreviventes da sequência original, hoje em suas versões mais maduras, Tommy Doyle (Michael Hall) era o garoto que no primeiro filme Laurie Strod (Jamie Lee Curtis) cuidava como babá e ainda salvou do próprio Michael Myers, vemos também Lindsey (Kyle Richards) que teve a babá assassinada pelo Myers e a enfermeira Marion (Nancy Stephens) que está logo nas primeiras cenas do filme original e sobrevive a fuga do Myers.


A sensação de nostalgia é enorme, porém se torna ínfima perto da tensão que o roteiro e direção fizeram questão de provocar no espectador e conseguiram realizar essa tarefa com louvor. O objetivo dessa vez não é só sobreviver ao ataque, mas finalizar o horror de uma vez por todas e mostrar o quão traumatizada uma cidade pode ficar ao presenciar e ser palco de tantas atrocidades.


Sem dúvidas esse filme é o mais tenso e brutal da saga, com cenas de gore muito mais intensas do que qualquer outro filme da sequência, inclusive Michael Myers está em sua versão mais criativa para realizar e concretizar suas mortes. Temos a participação de Laurie Strod, afinal partimos de quando ela e sua família montaram uma armadilha e tentaram acabar com a vida do vilão, porém, diferenciando dos seus antecessores ela não é o objeto principal do roteiro, ainda assim não sentimos tanto o vazio da sua participação menor porque a trama em si é a protagonista fazendo com que o espectador compreenda uma lição importantíssima sobre revolta social.


De uma forma geral o filme pode competir como o melhor da sequência até agora, mas é verdade que muitas coisas desse longa-metragem só serão valorizadas pelo público com a estreia do próximo (e possível último) filme da sequência, Halloween Ends que tem previsão para ir aos cinemas em outubro de 2022.


Nota: 5 acarajés


Ficha Técnica:


Título original: Halloween Kills

Gênero: Terror

Duração: 1h49min

Elenco: Will Patton, Thomas Mann, Anthony Michael Hall, Jamie Lee Curtis, Kyle Richards, Nancy Stephens

Direção: David Gordon Green

Roteiro: Scott Teems, David Gordon Green

Produção: Malek Akkad, Jason Blum e Bill Block

Distribuição: Universal Pictures