Crítica - Loucura de Amor



O filme é uma comédia romântica sobre loucura. Sem meias palavras.


Sei que é necessário ter muito cuidado ao falar sobre problemas psicológicos e psiquiátricos - inclusive já adianto que o filme é muito feliz em ter esse cuidado e é perceptível de vários jeitos, desde o desenvolvimento dos personagens até alguns diálogos que, embora curtos, são necessários e nos fazem pensar sobre o tema - e resumir toda essa problemática a "loucura" pode ser errôneo quando a gente admite a certas atitudes como "loucura".


Mas vou me aproveitar da "banalização" da "loucura" e repetir que o filme é uma comédia romântica sobre loucura. Desde o começo, onde o casal protagonista se conhece e topa fazer uma loucura. Além de outros momentos onde os personagens fazem umas loucuras, sendo que quase todos eles tem problemas mentais e essas loucuras não têm relação nenhuma com suas doenças.


Apesar disso tudo, o filme não tem nada de louco. A parte romântica da coisa, e todos os problemas que lhe cercam, é muito bem elaborada e é um filme que nos faz pensar sobre nossas relações - não só as amorosas, mas com toda e qualquer pessoa que tem algum tipo de problema mental - muito pelo fato de ser possível sentir carisma por quase todo mundo no filme. Inclusive a direção merece muitos elogios porque eles poderiam cometer uma loucura de fazer vários personagens caricatos e tirar consideravelmente a qualidade do filme.


Parabéns para a roteirista Natália Durán por cometer a loucura de escrever uma um filme que tem uma problemática séria como pano de fundo e, ao mesmo tempo, fazer uma comédia romântica leve (apesar da boca suja da galera) que deixa quem à assiste de coração quentinho. A proposta do filme é assertiva demais e seria loucura minha deixar de recomendar que vocês assistam essa Loucura de Amor.


Nota: 4 acarajés


Ficha Técnica:

Distribuição: Netflix

Direção: Dani de la Orden

Roteiro: Natália Duran Elenco: Susana Abaitua, Álvaro Cervantes, Luis Zahera, Aixa Villagrán, Txell Aixendri, Nil Cardoner, Eduardo Antuña...