Crítica – Na Mesma Onda

Ganhador do Selo "Chover no Molhado” do Kiviage, o filme italiano Na Mesma Onda (Sulla Stessa Onda) é a mais nova aposta da querida Netflix e não traz nada de novo. Absolutamente nada. É o literal “água com açúcar” de sempre: uma jovem moça de nome Sara (Elvira Camarrone) com um grave problema de saúde que conhece um rapaz de nome Lorenzo (Roberto Christian) e se apaixonam.


O primeiro ato é confuso, os personagens são apresentados às pressas, tanto que já rola beijo nos primeiros quinze minutos. O romance dos dois, na minha opinião, é mal construído, não justificando o segundo ato do longa, quando a problemática é trazida à tona: o problema de saúde da protagonista. Na verdade, vejo mais o filme como uma história da garota com a participação do cabra macho em alguns momentos.


Continuando sobre o segundo ato, o problema da garota evolui de forma assustadora, tanto que fiquei me perguntando se o namoro dos dois foi a causa da evolução tão rápida da doença menina.


O terceiro ato é altamente previsível, quando acontece a conclusão trágica do namoro, com um toque de romantismo – praxe desses tipos de filme.



A fotografia é boa, não é das melhores, mas cumpre bem o papel – se é que o papel é suavizar o caráter inexoravelmente trágico do filme. O cenário praieiro dá uma nuance levemente descolada a história. A trilha sonora não é grande coisa, não se destaca.


A única lição interessante é a ressignificação do amor, onde não se deve importar o tempo em que se estará com quem se ama. Ainda que seja pouco, valerá a pena.


Se você gosta de romances trágicos “água com açúcar”, Na Mesma Onda é perfeito para você. Se não é, vá assistir outra coisa – como eu que fui ver um show de comédia no meio do filme, tão somente para conseguir assistir o resto.


Nota: Dois acarajés (só com salada) e um Goob.


Ficha Técnica:


Título Original: Sulla Stessa Onda

Duração: 99 minutos

Ano produção: 2020

Estreia: 25 de março de 2021

Distribuidora: Netflix

Dirigido por: Massimiliano Camaiti

Classificação: 16 anos

Gênero: Romance, Drama

Países de Origem: Itália

Elenco: Vincenzo Amato, Olivia Castanho, Donatella Finocchiaro, Elvira Camarrone, Roberto Christian, Corrado Invernizzi