Crítica - O Homem do Norte

"Aqueles que buscam vingança devem cavar duas covas" - Nesse caso em específico talvez um pouco mais.


Nesta história, dirigida Robert Eggers (A Bruxa. 2015), acompanhamos a jornada do Príncipe Viking Amleth (Alexander Skarsgard). Após testemunhar a morte de seu pai, foge ainda criança do seu reino na esperança de voltar um dia para concretizar sua vingança contra o seu tio, que assassinou o seu pai num golpe para tomar o trono.


Após anos em exílio, nosso personagem outrora criança e agora não homem, mas sim uma besta em pele de homem, vê a oportunidade de se infiltrar em um navio cujo destino é a terra onde seu tio se encontra como rei. Disfarçado de escravo, o mesmo conhece Olga “da floresta de Bétulas” (Anya Taylor-Joy), uma Bruxa que se encontra disposta a formar uma aliança para tornar a vida dos seus novos donos uma representação viva de Hel.


Com um primeiro ato meio fraco, a produção peca um pouco em conseguir definir um equilíbrio para si em decorrência dos acontecimentos da trama, visto que o ato introdutório é confuso e facilmente esquecido. Porém, a partir do segundo ato, a trama encontra um ótimo desenvolvimento de seu personagem principal, que hora se encontra como um guerreiro calmo e paciente e outra como a personificação de besta em pele de homem. A história assim avança, explorando pouco os personagens adjacentes, o que não é algo necessariamente ruim, pois é notável que todo o enredo gira em torno do nosso príncipe Berserker em seu arco de vingança e toda a atenção que lhe é dada apenas enriquece o avanço da história.


Mas como nem tudo são flores, a produção consta com alguns erros de CGI e alguns planos abertos que tentam forçar o espectador a apreciar a beleza de uma imagem não tão bonita assim. Entretanto, a atenção com detalhes de mitologia nórdica, figurino, rituais funerários, linguagem germânicas da Europa do Norte e mitologias nórdicas facilitam muito a imersão do espectador a trama, que acabam por fim entregando uma boa experiência.


"Você deve escolher entre bondade para seus parentes ou ódio para seus inimigos”

Amleth: "Sim!"


Nota: 4 acarajés com camarão banhado no fogo dos Portões De Hel


FICHA TÉCNICA:


TÍTULO ORIGINAL DO FILME: The Northman

DIREÇÃO: Robert Eggers

ESTREIA: 12/05/2022

PAÍS: EUA

GÊNERO: Ação, Aventura

DURAÇÃO: 02h17min

CLASSIFICAÇÃO: 18