Crítica - Scaled And Icy (Twenty One Pilots)


Nada como acordar e ver que uma de suas bandas favoritas lançou um disco novo. Tu põe pra tocar a primeira música e o refrão dela termina com o Tyler Joseph cantando "I know. It's hard to believe me. It's a good day!" (Eu sei. É difícil acreditar em mim. É um dia bom!).


Good Day ser a primeira faixa do disco é emblemático. Uma música com uma levada de piano e uma bela batida que remeteria tranquilamente a uma abertura de série de comédia dos anos 90, mas que traz uma mensagem e a proposta do disco: Fazer acreditar em dias bons.


Nos outros cinco discos, a banda teve o costume de ter músicas animadas sim, mas também fez músicas mais lentas tratando sobre problemas sérios, tipo Stressed Out do Blurryface, ou deixando o clima meio deprê, pelo menos. Nesse disco, não tem espaço pra esses tipos de música. Quase todas são pra dançar, tipo Shy Away, que foi o primeiro single lançado, cuja letra fala para não se intimidar de nada e é a cara do pop alternativo (favor consultar Two Door Cinema Club).


Saturday é sobre dançar (e acabar com o mundo) no sábado. Algo que todo e qualquer jovem planeja fazer no primeiro sábado pós-pandemia. "These are my dancing shoes. We paint the town" (Esses são meus sapatos de dançar. Nós pintamos a cidade). Alguém até já separou a roupa de ir.


Mais pra frente tem Formidable, uma música formidável e fofa de um romance adolescente. (Agora vou falar igual a uma professora de português do ensino fundamental) O eu-lírico da canção tem 13 anos. Na terceira estrofe, ele diz que acabou de conhecer a pessoa e não consegue acreditar que foi feito pra ela, embora, em vários versos da canção, ele diga que a pessoa é formidável pra ele.


No disco, vemos bem menos, mas ainda há Tyler fazendo uns raps. Destaque pra última faixa, Redecorate, que pra mim é a melhor música e letra do disco, que na minha cabeça foi de um rap besta a uma facada no estômago em segundos. Depois de ouvir a segunda parte, o refrão começou a fazer muito mais sentido: "Because the last thing I want to do is make my people make decisions, wondering what to do, oh! Shoud they keep it on display or redecorate?" (Porque a última coisa que quero é fazer meu povo tomar decisões, perguntando o que fazer, oh! Devem manter isso como está ou redecorar?). Redecorate é sobre mudanças... mudar os móveis do quarto... mudar o modo de vestir... mudar o estilo de vida... mudanças enquanto é possível mudar, antes que mudem, ou redecorem, em nosso lugar.


As faixas de Scaled and Icy tem uma sonoridade similar, o que não é comum pra banda, que costuma tocar diversos gêneros no mesmo álbum. Musicalmente é o disco mais coeso e redondinho, o que mostra mais um sinal de amadurecimento da dupla, que perceberam o amadurecimento dos fãs, a situação de mundo e entregaram um disco maravilhoso, cheio de esperanças, não só de que essa banda tem muito a crescer, mas também de que é possível acreditar num futuro melhor.


Nota de fanboy: 5 acarajés


Ficha Técnica:


Artista: Twenty One Pilots

Álbum: Scaled And Icy

Ano: 2021

Gravadora: Fueled By Ramen/Warner Music Group

Produção: Tyler Joseph, Mike Elizondo, Greg Kurstin, Paul Meany