Crítica - Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis

Estava a muito tempo querendo assistir esse filme. Não pude ir assistir nos cinemas, estava ansioso para assisti-lo quando chegasse ao streaming da Disney e no último dia 12, finalmente ele chegou e patrocinado pela diretoria do Kiviage Cast pude assistir o filme.


Tudo começa contando a história do detentor dos 10 anéis citados no título se tornando assim incapaz de envelhecer, de como ele conquistou tudo e criou a organização dos Dez Anéis que influenciou em vários eventos da história do mundo. Um belo dia ele estava andando por uma floresta que começa a se mexer sozinha e, perambulando por lá, encontra uma bela mulher que manda ele dar meia volta, dando uma surra nele no processo de “convencimento”. Depois eles acabam ficando mais próximos e dessa relação improvável nasce Shang-Chi (Simu Liu) que, usando o nome Shaun, vive na Califórnia como um manobrista de carros junto com sua amiga de longa data Katy (Awkwafina). Um dia, enquanto estava no ônibus com Katy, ele é caçado por assassinos enviados pela organização de seu pai que estão atrás de uns pingentes que ele e sua irmã Xialing (Meng'er Zhang) receberam de sua mãe já falecida. Com tudo isso acontecendo, Shang-Chi se envolve em uma aventura mística e misteriosa, repleta de reviravoltas e autoconhecimento.

Sério, o filme é simplesmente muito lindo visualmente! Toda a ambientação, incluindo aquelas feitas por CGI, é muito bem feita e competente no que mostra na tela. A fotografia simplesmente rouba a cena quando mostra tanto um país turístico como Macau em seu submundo quanto a floresta mística com suas criaturas próprias que foi de onde veio a mãe do Shang-Chi. Pra mim foi um dos pontos mais altos do filme, perdendo apenas para o que eu vou comentar a seguir.


A coreografia de luta é a melhor que eu já vi em um filme Marvel. Simplesmente incrível porque, além de coreografar com excelência, eles coreografam uma parte das lutas como se fossem os clássicos filmes chineses de fantasia, com personagens dando pulos como se estivessem “voando” e movimentos mais plásticos e totalmente desprendidos da necessidade de serem totalmente realistas. Ahhh e a conclusão do último ato do filme é de tirar o fôlego!


Certos personagens que apareceram me surpreenderam (por estarem ali) e me arrancaram bastante risos nas cenas que estavam na tela, sendo que um deles eu até já sabia que estaria lá e o outro simplesmente me fez capotar o corsinha 100%. Ahh tenho que falar também que tem duas cenas pós créditos que dão um pouco de fomento do futuro do UCM/MCM nesse filme que é um filme de origem que se liga com o que já existe de forma bem discreta. Filmaço! Nota: 4 acarajés completos com uma cocada doce de quebra (sim, tive medo de dar 5 acarajés).


Ficha Técnica:


Título Original: Shang-Chi and the Legend of the Ten Rings

Duração: 132 minutos

Ano: 2021

Estreia: 2 de Setembro de 2021

Distribuição: Disney+

Produção: Walt Disney Pictures, Marvel Studios, Fox Studios Australia

Direção: Destin Daniel Cretton

Classificação: 12 anos

Gênero: Fantasia, Ação, Aventura

Países de Origem: EUA, Austrália

Elenco: Simu Liu, Awkwafina, Tony Chiu-Wai Leung, Meng'er Zhang, Ben Kingsley, Fala Chen, Michelle Yeoh, Florian Munteanu.