Crítica - Super Quem: Heróis Por Acaso

Com muitas piadas ruins e uma grande falta de senso de ridículo, Super Quem falha num quesito muito importante para um filme de comédia: ser engraçado.



Na trama acompanhamos a história de Cedric Dugimont (Philippe Lacheau), um ator fracassado que, por sorte, consegue o papel da sua vida de interpretar o super héroi Badman (qualquer semelhança com o espanca pobre é mera coincidência). Mas após um acidente de carro que lhe causa amnésia, Cedric começa a acreditar que é um super herói de verdade que precisa resgatar sua mulher e filha da mão de seu arqui-inimigo.


Com uma boa ideia inicial, mas com uma péssima execução, Super Quem se força muito a tentar ser engraçado literalmente todo tempo, o que acaba ocasionando o efeito reverso durante toda a trama. Com referências excessivas e piadas sem graça, destinadas tanto a heróis da DC Comics quanto os da Marvel, o enredo se arrasta em torno de personagens completamente sem sal que atuam como se tivessem recebido um pastel com suco de salário. (Parafraseando a lenda: "isso deve ser divida de jogo porque só com alguém ameaçando quebrar as suas pernas se você não pagar é que você vai e topa um trabalho desses"). Reitero aqui que o problema não é esse tipo de ideia, até por que temos bons exemplos de filmes que compartilham da mesma linha ideológica de besteirol relacionado a heróis. Nosso querido Super Herói - O Filme (Se você não assistiu a essa relíquia do cinema mundial você tem Fortes Tendências Canalhas) detém os mesmos elementos, mas com uma melhor execução. Certamente não é o caso do Super Quem, que conta uma narrativa cuja qual mais parece um compilado de mais de 1 hora de memes ruins.


Felizmente, o filme conta com uma boa trilha sonora que, apesar de poucas músicas, são de boa qualidade. Infelizmente não são o suficiente para te salvar dessa experiência tão saborosa e divertida quanto uma dose de dipirona em gotas.


NOTA: Um cuscuz paulista recheado de fiambre Kitut e ovo cozido



Ficha Técnica:


Título original do filme: Super-Héros Malgré Lui 

Direção: Philippe Lacheau 

Estreia: 27/10/2022

País:França 

Gênero: Comédia?

Ano: 2022

Duração: 85 min

Classificação: 14 anos