Crítica - The Boy From Medellin



Quem é o você, que quase ninguém conhece?


O novo documentário da Prime Video nos mostra sobre uma ótica bem mais humana, os aspectos da vida do Rei do Reggaeton.


El Niño de Medellín (The Boy From Medellin) é um obra que retrata aspectos íntimos da vida do grande astro, vencedor do Grammy Latino, J Balvin e os seus dilemas enfrentados na semana mais importante da sua carreira.


O longa segue a sua narrativa acompanhando o retorno do J Balvin a sua cidade Natal para o último show da sua turnê, em um estádio de futebol. Ao longo de sete dias, somos imersos na rotina extremamente corrida do artista na sua longa, turbulenta e metódica preparação para o grande show.


A trama percorre não só as varias facetas da vida da persona J Balvin, mas também da vida do José Álvaro Osório Balvin, que se vê imerso em vários problemas incluindo depressão, ataques de pânico, ansiedade e os dilemas enfrentados sobre a sua responsabilidade como artista para com os seu fãs e com o seu país.


Ao longo do documentário nos é mostrado o momento extremamente caótico e delicado que enfrenta a Colômbia, que vivia um momento extremamente violento: De um lado há um governo precário e indiferente a população e do outro lado há um povo que luta por melhorias sociais e econômicas. E, no meio de tudo isso, vemos a dualidade que permeia a vida do José e o demasiado esforço que o mesmo faz para se manter bem consigo mesmo, preservando os seus pontos de vista e se mantendo fiel a crença que é um ser mais humanitário que político.


The Boy From Medellin é um documentário bastante interessante pra quem não conhece a forte identidade cultural do povo colombiano e pra quem adora um bom ritmo latino. Confesso que é bastante difícil assistir esse documentário e não se pegar dançando em alguns momentos. O longa conta também com uma belíssima fotografia e com boas mensagens, sobre como não é viável viver por trás de uma máscara e que, enquanto você tiver um sonho, você tem um motivo pra levantar e lutar.

Nota: 3 acarajés e um abará (com camarão)

Ficha técnica:


Título original do filme: El Niño de Medellín

Direção: Matthew Heineman

Plataforma: Amazon Prime Video

Estreia: 07/05/2021

País: EUA

Gênero: Documentário

Ano: 2021

Duração: 1h 35min

Classificação indicativa: 16 anos