Crítica - Uncharted - Fora do Mapa

Um jogo é bom quando tem uma história legal, gráficos e efeitos visuais muito bem produzidos, personagens carismáticos e uma jogabilidade atrativa. Quando sai filme baseado em um jogo, o público espera que se tenha quase todas essas características citadas. A Sony - Fun Fact: achei bem legal quando apareceu o logo do Playstation nos créditos iniciais - tinha um desafio ao lançar Uncharted - Fora do Mapa porque sempre rola aquele temor em cima de filmes adaptados de jogos, justificado por várias tentativas infelizes de adaptação, mas dá pra ficar tranquilo sobre essa nova deles.


A trama do filme é uma espécie de prequel (produção que conta a história que precede a obra original) do jogo e conta a história de como Nathan Drake (Tom Holland, que tá em tudo, assim como Timothee Chalamet) entrou no universo da caça aos tesouros e como conheceu seu mentor, Victor Sullivan (Mark Wahlberg). Essa introdução é boa e toda a história - à saber: uma caça ao tesouro, quem diria? - em cima dessa dupla é simples (no sentido de que não tentam redescobrir a roda), mas atrativa. O longa se torna um grande filme de aventura e é possível entrar na vibe dos personagens principais.


Falando dos personagens principais, Tom Holland e Mark Wahlberg fazem uma senhora dupla e são o ponto alto do filme. A química entre eles dois é absurda e existem momentos muito bons envolvendo eles. A jornada deles é bem construída e a atuação deles, com momentos tensos, alívios cômicos e conflitos entregam muito. Quanto a turma do mal, tem vilão pra cacete, mas são todos esquecíveis. Antonio Banderas até tenta, mas não consegue. Pra terminar esse ponto, meu amigo José Lucas - membro de atlética na Faculdade José Lucas - disse que o jogo não tem grandes vilões. Sintomático.


Vai ter momento que você vai pensar "isso é coisa de videogame", mas se lembre que o filme é originado de lá. Possui visuais e efeitos muito bonitos, personagens carismáticos, uma história simples e boa. Sobre a jogabilidade, vou ficar devendo essa. No fim, se a gente levar em conta os filmes inspirados em jogos, o saldo é bem positivo e dá pra se divertir legal assistindo essa aventura de caça ao tesouro, logo menos numa Sessão da Tarde mais próxima de você.


Nota: 3 acarajés e um abará



Fica! Tem bolo e cena pós-créditos!


Essas cenas são importantes por dois motivos: fecha uma possível ponta solta que tenha ficado e faz que uma possível sequência prometa muito. Se cumprir, o segundo filme será melhor que o primeiro. Tomara.


Ficha Técnica


Nome: Uncharted (Uncharted - Fora do Mapa)

Gênero: Aventura, Ação

Duração: 1h55min

Elenco: Tom Holland, Mark Wahlberg, Kratos, Joel, Ellie, o logo da Naughty Dog.

Roteiro: Joe Carnahan, Rafe Judkins

Direção: Ruben Fleischer

Produção: Avi Arad, Alex Gartner, Charles Roven

Distribuição: Sony Playstation 5