Crítica - Velozes e Furiosos 9




Com o simples objetivo de entreter e divertir o público, o nono capítulo da saga "Velozes" é mais um bom filme escapista para alguém que curte uma boa ação absurda.


Aqui, reencontramos Dom Toretto (Vin Diesel) e sua amada Letty (Michelle Rodrigues) tentando ter uma vida mais pacífica com o pequeno Brian. Longe da cidade e de todo o caos que viveram (óbvio que isso não iria durar muito tempo) eles recebem a visita de seus amigos que trazem mais um grande problema e os tiram do estado de paz.


A química que o elenco desenvolveu nos últimos anos continua sendo um dos grandes atrativos e forças da franquia. Tyrese Gibson (com o meu personagem preferido), Ludacris e Nathalie Emmanuel, além de Vin Diesel e Michelle Rodriguez, estão tão sintonizados uns nos outros que tudo é bem mais aceitável.


Como é sempre dito, ainda bem que Velozes e Furiosos aceitou o que é: um filme de ação absurda com carros. A cada cena de ação que passa, sempre ronda na cabeça a pergunta: como é possível tanta criatividade?


Mas nem tudo são flores e algumas coisas incomodam aqui. A fórmula começa a ficar batida e cada vez menos vem a sensação de estar vendo um filme novo com ideias e execuções novas. A sensação que passa é que eles fazem o filme já pensando em como superar os absurdos dos filmes anteriores e com isso, algumas coisas importantes como roteiro e desenvolvimento de novos personagens acabam sendo deixados de lado.


Aqui temos ideias novas tentando ser executadas. Eu não lembro de ter visto cenas de flashback em nenhum dos filmes de Velozes e Furiosos. Bem legal pois traz um pouco mais de profundidade para o Toretto.


Mas o seu irmão (John Cena) que nunca antes foi citado, tem uma apresentação fraca e é um personagem mal desenvolvido. Antagonistas então, não são o forte de Velozes e Furiosos.


A esperança de antagonista vive na incrível Charlize Theron, que volta para a sua personagem e com certeza vem para os próximos filmes.


O retorno de alguns personagens aqui não tem o impacto que poderia ou deveria ter mas ainda assim são bem legais de ver.


Em suma, Velozes e Furiosos traz mais do mesmo no lado positivo: muita diversão, criatividade e lisergia. Mas também do lado negativo: roteiro raso, personagens sem personalidade e fórmula repetida.


Eu particularmente gosto muito desse tipo de filme e se você gosta também, vai curtir demais. Caso as "mentiras" não sejam sua praia... Evite.


Nota: 3 Acarajés


Ficha Técnica:


Nome Original: Fast And Furious 9

Elenco: Vin Diesel, Michelle Rodriguez, Tyrese Gibson, Chris “Ludacris” Bridges, John Cena, Nathalie Emmanuel, Jordana Brewster, Sung Kang, Helen Mirren, Kurt Russell, Charlize Theron Gênero: Ação Duração: 145 minutos Direção: Justin Lin Produção: Neal H. Moritz, Vin Diesel, Justin Lin, Jeff Kirschenbaum, Joe Roth, Clayton Townsend, Samantha Vincent Distribuição: Universal Pictures