Review - Housing Complex C (C Danchi)


Pra começar devo explicitar o descaso da HBO Max com essa essa obra onde ela tem apenas 4 episódios e eles conseguiram deixar 2 episódios dublados e 2 episódios somente com a dublagem “original” em inglês. Sim amigos, pelo Kiviage eu enfrentei a árdua tarefa de assistir anime em inglês. Mas antes vou contar um pouco sobre a história do curto anime.


Kimi é uma garota amada por todos os idosos moradores do Complexo de Casas C, em Kurosaki. Super alegre e curiosa, encanta todos aqueles que moram em sua volta apesar de certos mistérios que rondam sua presença naquele prédio. Só que muitos casos horrorosos vêm acontecendo desde que uma família de Tóquio, especializada em fazer a ponte entre estrangeiros e o Japão chega com vários pescadores para trabalhar naquela pacata cidade. Desde carcaças de animais a peixes em lugares incomuns, os moradores vão investigar o que está acontecendo com o lugar onde vivem.

Primeiro a dublagem. O único episódio em que a dublagem em inglês se salva é o último. Eu assistiria novamente caso tivessem todos os episódios em PT BR, já que a dublagem em português dá de 10-0 na dublagem em inglês nos episódios em que se tem a versão tupiniquim (apesar de algumas falas pontuais corridas para se encaixar com o texto original). Outra coisa é que segundo os créditos dos episódios, existe sim uma versão com o áudio em japonês mas simplesmente a HBO ignora que ela existe e não disponibiliza ela na plataforma de streaming.


Sobre a obra dá pra dizer que ela é tentativa de horror lovecraftiano, mas que não é bem executada pois ela se segura muito em clichês tornando a história bem previsível. Eles usam muitos elementos de Slice of Life e CGDCT (Cute Girls Doing Cute Things), de um jeito que aparenta se perderem especialmente nos primeiros dois episódios. E o primeiro episódio é o mais fraco de todos: entendo que é para apresentar os personagens mas simplesmente nada acontece! Tem diálogos que parecem perdidos e é mais um episódio cômico do que tudo.


No episódio dois as coisas começam a ficar mais sérias, apesar dos clichês utilizados a história fica interessante quando você consegue perceber que muita coisa tá esquisita ali naquele complexo de apartamentos. O episódio 3 preocupa um pouco, pois parece que o final vai ser aquele combinado de coisas que você espera numa obra de horror, porém você ainda fica curioso em saber como aquilo termina.

E o episódio 4 e final é o ápice da história. Apesar de não ter aquele buildup bem feito nos episódios anteriores, o final da trama é simplesmente tudo que você estava esperando: vilões se revelando, perseguição e tensão, sangue pra tudo que é lado e de quebra uma resolução que eu estava esperando, mas não do jeito que foi… superou um pouco o que eu esperava.


Em suma, Housing Complex C tinha um potencial para ser uma boa experiência. Acredito que com 12-24 episódios, a trama poderia ser bem melhor explicada e os mistérios não parecerem que foram apenas jogados e resolvidos do nada como aparenta no começo do episódio 4. O estúdio que fez a animação, Akatsuki, não tem traços primorosos como sua característica mais forte, porém entrega uma animação competente já que o título não exige muito. Gostaria de ver uma versão extendida onde fosse melhor aproveitada a ideia, já que foi um anime original (direto para anime).


Nota: 2 acarajés e uma raspadinha de morango.


Ficha Técnica:


Título Original: C Danchi

Duração: 102 minutos (4 episódios)

Ano: 2022

Estreia: 2 de Outubro de 2022

Distribuição: HBO

Produção: Production I.G

Direção: Yūji Nara

Classificação: 16 Anos

Gênero: Horror

Países de Origem: Japão