REVIEW: O Livro De Boba Fett Capitulo 1 - Um Estranho Numa Terra Estranha


O Livro de Boba Fett está entre nós! Trazendo de volta o rico e expandido Universo Star Wars, fazendo a alegria deste que vos escreve!


O primeiro capitulo da série se chama Um Estranho Numa Terra Estranha, escrito por Jon Favreau e dirigido por Robert Rodriguez. Aqui vou passar o que achei, pensei e senti assistindo a esse primeiro episódio da série e depois me aprofundar um pouco mais com spoilers e tal, sabe como é né? Temuera Morrison já havia revelado que na série teríamos alguns flashbacks e neste primeiro capítulo a maior parte do tempo foca justamente nisso. O capítulo 1 tem como objetivo principal nos atualizar sobre como foi a jornada de Boba Fett até onde o reencontramos no capítulo 9 de The Mandalorian.


Eu particularmente curti demais esse capítulo! Roberto Rodriguez e sua equipe, definitivamente entenderam e trouxeram a essência do que de fato é Tatooine. Esse é o primeiro capítulo de sete e faz uma perfeita ponte, flutuando na jornada do protagonista entre o Retorno de Jedi, The Mandalorian e até aqui na série do próprio Boba Fett, incluindo até mesmo momentos do Ataque dos Clones. Quando o episódio acaba, a sensação que fica é de água na boca e vontade de muito mais disso que acabamos de assistir! Essa série definitivamente tem um enorme potencial!


Dito isso, vamos pra cima e partir para os spoilers!


ALERTA DE SPOILERS DO PRIMEIRO EPISODIO DE ‘O LIVRO DE BOBA FETT’


Eu gostaria de começar falando sobre o próprio Boba Fett, que parece bem diferente do que estamos acostumados. O cara arrogante e com uma presença que pede temor aparece aqui como um lorde que realmente deseja "governar com respeito". Mas a minha sensação aqui é que Fett está escondendo o jogo. A ver.


A série parece ser tão frenética que, simplesmente, não há diálogo até depois do título de abertura, uns 8 minutos sem uma fala sequer. A abertura do episódio agradou e muito, pois não apenas vimos como Fett escapou do Sarlacc. Aqui, Favreau e Rodriguez lidaram com a fuga de Boba do poço de forma perfeita, entregando o necessário para dar o primeiro impacto da série, sem enrolação ou encheção de linguiça.


Algo que merece comentário e, com certeza, será um fator importante ao longo da série são as limitações de Boba Fett. O sarlacc e o sol escaldante de Tatooine causaram danos significativos a ele que não consegue ficar muito tempo sem seu tanque de cura e esse tanque, inclusive, tem a função narrativa de como um gatilho, nos levar ao passado do Boba. Ao final do episódio, Fett mal consegue se levantar e precisa de muita ajuda para voltar ao tanque. Vai ser interessante acompanhar como ele vai lidar com isso ao longo da série, já que um governante do crime não deveria demonstrar tal fraqueza. Robert Rodriguez deixou claro que O Poderoso Chefão foi uma grande influência nesta série. E deu pra fazer uma boa referência a O Poderoso Chefão: Parte II com essas idas e vindas entre o presente e o passado e isso me agradou demais. Só não podemos negligenciar e dar menos importância ao presente nesse processo. O passado de Fett precisa agregar na história. Confio plenamente Favreau e Filoni, que sabem lidar bem demais com Star Wars e já demonstraram isso, então não tenho nenhuma preocupação quanto a isso no momento.


Curti essa ponte entre passado e presente, mas a verdade é que sempre que estávamos em um flashback e queria muito que a série voltasse e ficasse no presente. Eu realmente quero ver o que está por vir. E qual é o maior dos motivos? Fennec Shand.


Ao longo do presente no episódio, o roteiro deixou bem claro que Fennec Shand é muito mais cautelosa e cruel do que Boba Fett. Ela está muito mais inclinada a matar que ele, e muito menos confiante nos outros. Fennec se mostrou uma personagem interessantíssima já em Mandalorian, vê-la em Bad Batch foi ainda mais enriquecedor, curto muito essa personagem! Uma especulação minha, mas acho que Favreau desenvolverá o vínculo entre Boba Fett e Fennec Shand para que qualquer tipo de traição ou confronto possa acontecer, a depender da recompensa. Mas isso ainda está para ser visto, apenas tentando relacionar esta série com O Poderoso Chefão e outras histórias de gângsteres que os criadores disseram que a inspiraram. Hype.


Nós ainda vemos do que Boba é capaz sem sua armadura quando ele matou o monstro de areia para, enfim, ganhar o respeito dos Tuskens (famoso povo da areia) e conseguir beber um pouco d'água.


Agora, não sei se Boba Fett sai vivo da série e não apostaria minhas fichas nisso. As limitações físicas certamente emitem uma sensação do filme Logan e as histórias de gângsteres nem sempre terminam bem para os grandes chefes do crime. Mas, estamos apenas no primeiro episódio e tem muito por vir. Até quarta que vem!


4 Acarajés