Review: WandaVision - Episódio 8 revisita passado e faz revelação sobre Wanda e Visão

Atualizado: 27 de mar. de 2021


(Reprodução - Marvel Studios/Disney+)

O grande show, a sitcom de WandaVision dentro da série chegou ao fim. O episódio 8 de WandaVision é na verdade bem pesado, focando no passado com traumas, memórias e dores da Wanda, e no fim acabamos tendo duas grandes revelações. Mas creio que esse novo episódo acabou trazendo mais algumas perguntas. E fica a grande questão, o último episódio vai dar conta de responder tudo?


Uma coisa interessante aqui é o nome desse penúltimo episódio: "Nos Capítulos Anteriores”. Pois esse episódio realmente foca muito mais em revisitar o passado tanto da Wanda quanto da própria Agatha que até aqui se mostra a grande vilã da série.


A PARTIR DAQUI SPOILERS DO OITAVO EPISÓDIO

O episódio começa nos levando ao passado de Agatha Harkness em 1693. Ela está em Salem, onde mesmo na vida real, diversas mulheres foram executadas por serem taxadas como bruxas. Agatha está ali prestes a ser executada por suas iguais, chega até a pedir por misericórdia dizendo que pode ser boa. Só que, no momento de sua execução, ela suga toda a energia das outras, inclusive sua própria mãe, tornando-se a mais poderosa.


O que me leva a acreditar que ela planeja fazer o mesmo com a Wanda. Mas, antes de fazer qualquer coisa, ela resolve estudar e conhecer melhor a Wanda por visitar e entender o passado dela. Primeiramente vemos Sokóvia, quando Wanda era uma criança que cresceu num constantemente rodeado por guerras. E então vemos o grande amor que a Wanda tem por sitcoms, os pais dela utilizavam séries do gênero para ajudar Wanda e seu irmão gêmeo Pietro a terem uma infância com boas e divertidas memórias. Sitcoms como The Dick Van Dyke Show, que a Wanda involuntariamente utiliza como referência para criar todo aquele ambiente dentro do Hex.


Os pais de Wanda são mortos por uma bomba das indústrias Stark e isso leva ela a ser voluntária da HYDRA. Em seguida, vemos Wanda sendo submetida pela organização a uma espécie de experimento científico, sendo exposta à Joia da Mente. Todas as outras cobaias humanas aparentemente morreram. Mas não Wanda. Que na verdade fica ainda mais forte ao ter contato com a jóia.


Em seguida vemos ela lidando com a perda de seu irmão na luta contra Ultron, Wanda agora junto com os Vingadores. No quartel-general do grupo, ela se sente sozinha. E segue assistindo sitcoms como conforto. E então que Visão realmente entra em cena na vida da personagem. Ele vem consolá-la, de uma maneira na verdade muito eficaz. E , os dois tem um excelente diálogo sobre o luto e a sensação de vazio que perder uma pessoa deixa em todos nós. “O luto é apenas uma extensão do amor” é uma das frases que ele fala e que são simplesmente a verdade.


Após isso, seguimos em frente e vemos um flashback da Wanda em que ela vai até a sede da S.W.O.R.D. para pegar o corpo do Visão e dar uma morte digna para ele. Lá, o diretor da organização lhe mostra o corpo de Vision desmembrado e diz que Wanda não pode levá-lo, e ainda diz que ele não pertence a ela, frio e calculista. Também vemos que a Wanda não roubou o corpo do Visão coisa nenhuma.


E assim ela vai parar em Westview, uma cidade que claramente está lidando com a bagunça que o "blip" deixou. Wanda vai à casa em que moraria com Visão. E finalmente tem seu momento de gritar e sofrer com a perda, se entrega totalmente à dor. Acontece que quando isso acontece é que ela refaz a cidade por completo e traz o Visão de volta com o seu poder, e que poder viu.


E é nesse momento que Agatha percebe que Wanda é mais poderosa que ela imaginava. E aqui a série transforma o nome da heroína em uma espécie de classe, a Agatha afirma que Wanda é UMA Feiticeira Escarlate, que deveriam ser um mito e que ela é perigosa demais por dominar e distorcer a realidade.


Pelo visto, a Wanda tem a capacidade de alterar a realidade e a estrutura das coisas. E isso significa que Wanda é muito, muito poderosa mesmo. E obviamente, Agatha não enfrenta Wanda de cara. Ela foge e usa os filhos dela como reféns, só o próximo episódio para nos dizer no que isso vai dar.


E esse episódio confirma que tudo aquilo que aconteceu na cidade na verdade, é sim, obra de Wanda, e não um trabalho de Agatha, que na verdade só manipulou algumas coisas dentro da criação da Wanda. Inclusive isso pode dizer que na verdade não tem ninguém por trás da Agatha. Nenhuma certeza pois ainda temos um episódio final pela frente que pode trazer muitas revelações e algumas decepções para os amados criadores de teoria na internet.


(Reprodução - Marvel Studios / Disney+)

A cena pós-crédito deixa ainda mais clara a mentira do diretor da Sword, que disse que a Wanda roubou o corpo do Visão. Nela, o laboratório da S.W.O.R.D. usa só um pouquinho da energia de Wanda que estava no drone, para trazer Visão de volta. Dessa vez, sem cor. E aparentemente sem as memórias do Visão que conhecemos e amamos, um androide qualquer. E esse é o tal "Projeto Catarata" (nome bem sugestivo relacionado a um problema na nossa VISÃO) mencionado anteriormente.


Especulações: TRETA DE VISÃO NO ÚLTIMO EPISÓDIO, VISÃO CONTRA VISÃO, É ISSO QUE EU QUERO. Mas quanto ao desfecho da série, eu não faço ideia do que pode ou não acontecer. Como o Dr. Estranho vai aparecer? De que forma a Monica Rambeau (que nem apareceu nesse episódio) vai ser relevante?


Nota: 4 Acarajés