Tarcísio Recomenda - Megalo Box




Round 1


Criado para a comemoração de 50 anos do mangá Ashita No Joe (falaremos mais a seguir). Ambientado num cenário futurista (meio Cyberpunk), O Megalo Boxing é um esporte semelhante ao boxe comum, a diferença é que os lutadores usam um exoesqueleto mecânico (Gears) que potencializa as características físicas.

Round 2


Megalo Box conta a história do pugilista Junk Dog (Kaiji Tang), que é um cidadão não licenciado da cidade favela que reside, aos arredores da cidade rica onde vivem os cidadãos licenciados. Junk D ganha a vida diariamente lutando em ringues ilegais subterrâneos, que têm resultados manipulados e é instruído, contra a sua vontade, pelo seu treinador Gansaku Nabu (Shiro Saito) quando deve perder. Após ficar irritado por ter que entregar uma luta da qual ele tranquilamente venceria, o Junk D sai pra andar de moto (coisa que o personagem sempre faz para esclarecer as ideias) e se envolve em um quase acidente com a limusine da Yukiko Shirato, magnata da empresa Shirato, que supervisiona e sedia o Megalonia, o maior torneio de Megalo Box do mundo. Após esse quase acidente, Junk quase entra em luta com o guarda-costas da Yukiko, o Yuri (Hiroki Yasumoto), que ironicamente é a criança de ouro das indústrias Shirato e o lutador número 1 rankeado do Megalo Box. Pouco tempo depois, Yuri vai ao encontro do Junk em um ringue ilegal para dar continuidade a luta, derrota o oponente em um round, mas mesmo assim diz ao Junk D que o espera pra uma revanche no Megalonia. Sabendo que precisaria alcançar um alto ranking, tal qual um ID de cidadania, Nabu convence o chefe da máfia local (responsável pelo negócios de apostas manipuladas) com a promessa de uma escalada extremamente lucrativa a forjar um ID para o Junk D, que escolhe o nome de Joe (assim como o Joe Yabuki, protagonista da história original). O plano dá certo e o apelidado “Gearless Joe” segue lutando (e vencendo) sem o uso do exoesqueleto que seria tido como um jeito superior de se lutar.


Round 3


Construído dentro do arquétipo de “Underdog” (azarão), Junk D tem muitas semelhanças com o seu antecessor Joe Yabuki, do mangá Ashita no Joe (Joe do Amanhã), que narra a história desse pobre jovem órfão e sua trajetória de ex-presidiário Juvenil até as lutas pelo título mundial de boxe. Joe Yabuki é um personagem de caráter extremamente complexo que vive atormentado pelos seus demônios internos, mas que outrora ganhou o carinho e amor do povo do Japão, principalmente pela classe trabalhadora que abraçou a ideia de um herói pouco virtuoso, mas fácil de se identificar pelo simples fato de ser totalmente fiel as características de um humano comum. Ele não é um modelo a ser seguido, como geralmente é colocado na persona do protagonista. Ele é mesquinho, egoísta, agressivo e totalmente fidedigno à realidade de onde ele foi criado. Isso acrescenta e muito ao personagem devido a ele ser ao mesmo tempo gentil, persistente e totalmente apaixonado pelo esporte, a ponto de dizer, a certa altura do mangá, que desejaria lutar até que o seu corpo entrasse em combustão e vire apenas “cinzas brancas”.


Round 4


Junk D não é muito diferente, ele também foi criado neste mesmo escopo de herói pouco virtuoso e o mesmo tem a mesma virtude de nunca desistir (e aparentemente o mesmo super poder de aguentar uma quantidade assombrosa de socos). Para ele, Megalo Boxing é tudo o que mantém vivo e a esperança de finalmente enfrentar um adversário, com o qual ele possa finalmente se sentir vivo lutando, é tudo o que ele almeja enquanto vida. Ao projetar esse desejo no Yuri, que é o lutador mais experiente e talentoso que ele já enfrentou, Junk D encontra propósito não só no seu presente, mas também no seu amanhã, e inicia a sua jornada no Megalonia rumo ao topo, onde o Yuri o aguarda, nutrindo a esperança de que seus instintos estejam certos e ele tenha finalmente encontrado o oponente que tanto esperou…

Final Round


“A carne apodrece mas deixa os ossos, esses ossos são a prova de que você viveu"


Megalo Box é um anime que tem uma estética extremamente agradável, uma história extremamente cativante e um acervo magnífico de personagens que são bem mais do que aparentam. É uma trama que vai bem mais fundo do que a dor de um cruzado de direita na linha da cintura.


Nocaute aos 02:51 do 5º Round E o vencedor é… Você Viajante!


Nota: 5 Acarajés com pimenta

FICHA TÉCNICA:


Título Original: Megalo Box (Season 1)

Direção: Yo Moriyama

Duração: 312 minutos

Episódios: 12

Classificação: 16 Anos

Gênero: Ação, Anime, Drama, Esporte

País de Origem: Japão

Distribuição: hoje, a Netflix