TBT - Faça a Coisa Certa




"Basta um dia ruim para reduzir o mais são dos homens a um lunático". Essa frase é uma das tantas frases icônicas do amado/odiado palhaço do crime o Coringa, e nesse filme o genial Spike Lee ainda jovem mostra que a premissa sim é verdadeira. Nos é apresentada uma vizinhança comum de Brooklyn do começos dos anos 90 num dia quente, só que mais quente que o dia são as tensões raciais que vão esquentando a cada ato do longa. Durante a maior parte do filme vemos as coisas pelo ponto de vista de Mookie (Spike Lee) que trabalha na famosa pizzaria do Sal (Danny Aiello), mas também somos apresentados a toda a vizinhança, seu multiculturalismo e como uma simples parede (será tão simples?) de fotografias podem desencadear uma série de acontecimentos para um clímax surpreendente.


Direção impecável, atuações igualmente excelentes com destaque para o jovem porém já talentoso Giancarlo Esposito que você deve conhecer de Breaking Bad e o grande Ossie Davis.


Faça a Coisa Certa é uma comédia dramática que se torna ímpar por em certo ponto dar indícios que a comédia está se tornando um drama. O filme é de 1989, mas após assistir e refletir sobre o final eu te convido a responder a pergunta: O que mudou?


Indicações: Oscar de Melhor Roteiro - Spike Lee, Oscar de Melhor Ator Coadjuvante - Danny Aiello, Globo de Ouro de Melhor Diretor - Spike Lee.


Prêmios: NAACP Melhor Ator Coadjuvante - Ossie Davis, NAACP Melhor Atriz Coadjuvante - Ruby Ser


Nota: 5 acarajés /5


por: Yuri Lopes