TBT - O Gabinete do Dr. Caligari


1920... Acho que nem nos esforçando muito conseguimos imaginar como deveria ser viver nos anos 20 sem a modernidade que temos hoje em dia. Mas ainda assim, nesse ano foi lançado um filme que, mesmo para os dias de hoje, é surpreendentemente inovador, criativo e diferente.


O Gabinete do Doutor Caligari é uma daquelas obras que influenciam diretores, roteristas e atores até os dias de hoje. E justamente nesse ano de 2020 esse grande filme fez 100 anos do seu lançamento. CEM ANOS!!


Ao assistir esse filme você consegue ver com tranquilidade de onde Tim Burton tirou muito de suas referências para fazer aqueles filmes estranhos de estética gótica. É possível ver muito da fonte que Johnny Depp tirou como referência de suas atuações "estranhas".



Em um pequeno vilarejo da fronteira holandesa, um misterioso hipnotizador, Dr. Caligari, chega acompanhado do sonâmbulo Cesare que, supostamente, estaria adormecido por 23 anos. À noite, Cesare perambula pela cidade, concretizando as previsões funestas do seu mestre, o Dr. Caligari. Essa é a sinopse do filme dirigido por Robert Wiene, filme esse que tem apenas 1 hora e 17 minutos de encanto num suspense/terror feito de forma primorosa em um incrível filme mudo.


Esse filme é o carro chefe de um movimento cinematográfico muito importante conhecido como "expressionismo alemão" que infelizmente findou com o inicio do Nazismo.


Fica aí a recomendação de um filme incrível! Que está completo no YouTube, basta pesquisar um pouco.


Para não esquecer, te desafio a não se surpreender com o final desse filme!


Nota: 5 acarajés


por: Maurício Veloso